quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Juventude Hitlerista



Em 08/03/1922 a direção do NSDAP anunciou a criação da Jugendbund, a Associação Juvenil do Partido Nacional-Socialista. Não se tratava da única agremiação deste tipo na Alemanha, entretanto foi a primeira a estar associada a um partido político. Seu primeiro líder foi um jovem de 19 anos, Adolf Lenk, subordinado ao chefe das SA. Estava dividida em duas seções para rapazes de 14-16 anos e de 16-18 anos, com atividades distintas.
Durante a tentativa do golpe em Munique, em 09/11/1923, a associação juvenil não estava diretamente envolvida, entretanto alguns membros atuaram como mensageiros e durante o confronto com a polícia um deles, Kurt Neubauer, foi atingido e morreu. Depois do fracasso, a associação foi banida da vida pública assim como o NSDAP. Lemk tentou reorganizar o grupo com outro nome, mas o subterfúgio foi descoberto e ele foi preso.
Kurt Gruber, o líder da Jugendbund na Saxônia, foi mais feliz na reorganização dos jovens daquele estado associando-se com outros grupos juvenis que lutavam pela mesma causa e, depois que Hitler deixou a prisão de Landsberg, entregou a tarefa de reorganizar o movimento juvenil do NSDAP a ele, em jul./1926, já sob a nova denominação de Hitlerjugend (HJ), a Juventude Hitlerista, ainda subordinada ao comando geral das SA. O uniforme dos rapazes foi alterado pois o anterior era facilmente confundido com soldados das SA o que trazia sempre confusão para os jovens.
Por volta de 1930 o grupo possuía somente 26 mil membros e isso não agradava o líder do partido que resolveu transferir a sede da HJ para Munique, no ano seguinte, forçando Gruber a deixar a liderança e apontando Baldur von Schirach para o cargo em out./1931. No mesmo ano uma nova seção de rapazes de 10-14 anos foi incorporada assim como uma seção feminina denominada Bund Deutscher Mädel (BDM) composta por duas seções de garotas de 10-14 anos e acima disto. Com estas alterações estruturais, em mai./1932, a HJ passou a contar com mais de 100 mil integrantes e Hitler resolveu desassociar o movimento juvenil da liderança das SA, tornando-o independente. A estrutura organizacional seguia o padrão militar subdividindo os membros em pelotões, companhias, batalhões, regimentos e divisões, muito embora os nomes adotados não fossem exatamente estes. Cada um composto por uma quantidade estabelecida de rapazes liderados por um comandante graduado conforme patentes hierárquicas. O braço feminino da organização, BDM, também estava estruturado de forma semelhante.
Após a indicação de Hitler como Chanceler da Alemanha, em jan./1933, a HJ experimentou um crescimento extraordinário acrescido também pela incorporação de várias organizações juvenis que atuavam paralelamente. No final daquele ano havia mais de 2 milhões de jovens na organização. Em dez./1936 um decreto governamental tornava obrigatório o serviço de todos os jovens na HJ, embora sem estabelecer idades o que foi decidido em mar./1939, quando tornou-se compulsório o serviço para rapazes acima de 17 anos e em set./1941 para jovens de ambos os sexos acima de 10 anos de idade. Ao completar 18 anos a maior parte dos homens ingressava diretamente nas SS com uma sólida base de instrução para se tornar um excelente soldado.
A HJ era, para a grande maioria de seus membros, um local de convívio social, onde fazia-se e encontrava-se amigos movidos pelo mesmo ideal, onde praticava-se esportes ao ar livre, aprendia-se a disciplina, a marchar, cantar e, acima de tudo, amar a pátria e seu Führer de forma incondicional. A consciência política somente se dava quando já estavam amadurecidos e envolvidos pela ideologia que havia sido empregada desde pequenos. A tão propalada rebeldia da juventude não tinha espaço na personalidade destes jovens.
Ao começar a 2ª Guerra Mundial muitos rapazes da HJ foram convocados para fazer o trabalho de homens que haviam se alistado nas Wehrmacht e estavam lutando, contudo o número ainda era insuficiente exigindo a incorporação de mais membros no movimento. Em ago./1940 von Schirach deixou o comando da HJ sendo substituído por Arthur Axmann que havia servido no Exército e participado das campanhas na Polônia e França. Quase 8 milhões de jovens serviam na organização por volta deste período.
Axmann tratou de reformular a organização como uma força auxiliar capaz de assumir, inclusive, funções de combatente. Neste sentido a HJ passou a executar serviços em brigadas de incêndio, serviço postal, comunicações por rádio e defesa antiaérea. Em 1943 o grupo estava claramente identificado como uma força militar de reserva capaz de substituir as enormes perdas humanas ocorridas no front leste. Ainda naquele mesmo ano formou-se a 12ª Divisão Panzer-SS Hitlerjugend composta por membros da HJ com idades entre 16 e 18 anos. No ano seguinte esta divisão foi lançada contra os aliados após o desembarque na Normandia e tornou-se famosa por seu entusiasmo, fanatismo e ferocidade em campo de batalha. Na medida em que os soviéticos avançavam pelo leste e os anglo-americanos pelo oeste a HJ foi fornecendo cada vez mais soldados para as Wehrmacht ainda mais jovens. Em 1945, com a criação da Volksturm, crianças de até 12 anos da HJ foram voluntariamente engrossar suas fileiras na última linha de defesa de Berlim. A matança de jovens não teve precedentes.
Após o fim da guerra von Schirach foi condenado à 20 anos de prisão pelo Tribunal Militar Internacional de Nuremberg e Axmann também foi preso por tentativa de reorganizar o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário