quarta-feira, 2 de maio de 2012

Escritório Central de Segurança do Reich


A criação da força policial política foi um dos primeiros objetivos do Nacional-Socialismo com a subida ao poder, em jan./1933. Neste sentido, Hermann Göring (vide bio aqui), Primeiro Ministro da Prússia, o maior estado alemão no qual situa-se a capital, Berlim, também a maior cidade, criou em abril daquele mesmo ano a Polícia Secreta Estatal. Paralelamente, no estado da Baviera, Heinrich Himmler (vide bio aqui) havia sido nomeado Chefe da Polícia e um dos seus subordinados, Reinhard Heydrich (vide bio aqui) liderava a seção de segurança e inteligência. Em pouco tempo Himmler ganhou enorme prestígio policial por todos os estados alemães, exceto na Prússia, que permanecia sob a jurisdição de Göring. Em abr./1934 Himmler foi alçado ao comando nacional da polícia alemã e Heydrich chefe da Polícia Secreta Estatal (Gestapo). Heydrich logo passou a trabalhar num programa drástico de reorganização. Com efeito o Serviço de Segurança (SD) foi designado exclusivamente para o NSDAP, também sob seu comando. Ao mesmo tempo em que seus efetivos cresciam, estas duas organizações policiais, Gestapo e SD, embora sob o mesmo comando, esbarravam em funções fora de sua área de atuação, causando conflitos de interesse político. Urgia uma nova reforma no sistema.

Reichssicherheitshauptamt ou RSHA


Tratava-se da organização, criada em set./1939 pelo Reichsführer-SS Heinrich Himmler, Chefe da Polícia Alemã, que cuidava do complexo aparato de segurança do Reich e do NSDAP. A Polícia de Segurança (SIPO) foi fundida com o Serviço de Segurança do NSDAP (SD). Suas atividades incluíam: investigação criminal, serviço de inteligência e contra-inteligência, monitoramento da opinião pública, serviço de estrangeiros e imigração, falta de entusiasmo pelo nazismo, eliminação dos "inimigos" do regime além, é claro, do serviço policial propriamente dito. Foi uma instituição organizada de forma burocrática composta por dezenas de seções e sub-seções onde, normalmente, as funções se sobrepunham. Resumidamente estava subdividido nas seguintes organizações:

* Sicherheitspolizei (SIPO) - Polícia de Segurança
** Geheime Staatspolizei (Gestapo) - Polícia Secreta Estatal
** Kriminalpolizei (KRIPO) - Polícia Criminal
* Ordnungspolizei (ORPO) - Polícia Regular de Ordem
** Schultzpolizei - Polícia de Proteção
** Gendarmerie - Polícia Rural
** Gemeindepolizei - Polícia Local

O RSHA estava ainda sub seccionado em sete escritórios ou departamentos, a saber:

I - Organização e Pessoal
II - Administração, Legislação e Finanças
III - Segurança Interna e Cultura
IV - Polícia Secreta Estatal
V - Polícia Criminal (crimes não-políticos)
VI - Segurança Externa
VII - Arquivo, Propaganda e Ideologia

Estes escritórios ainda se dividiam em outros menores com chefes e siglas próprias. Para aumentar a confusão burocrática, nos primeiros meses da invasão da Rússia, o RSHA passou a controlar algumas unidades militares das Waffen-SS que haviam sido alocadas ao Alto Comando das Wehrmacht (OKW).  Estas unidades formavam um regimento denominado SS-Totenkopfbände (SS-TV), ou "Unidades Cabeça da  Morte", não utilizado em combate, mas sim para fazer a segurança e administração dos campos de concentração do Reich ou em "missões especiais". Certamente um emaranhado sem fim, fruto da "capacidade organizadora" de Himmler. O RSHA, em síntese, era um mixto de instituição estatal e organização do NSDAP. Propunha-se não como autoridade policial para a prevenção de crimes, mas sim estabelecer ordem racial e eliminar os inimigos do regime. Além disso teve caráter móvel e flexível, pois esteve presente não somente em Berlim e suas seções eram sempre enxugadas ou expandidas conforme as missões a ela atribuídas.
O primeiro chefe do RSHA foi o General-SS e da Polícia Reinhard Heydrich até mai./1942 quando foi assassinado em Praga por guerrilheiros checos. Sucedeu-lhe, em jan./1943, o também General-SS e da Polícia Ernst Kaltenbrunner que permaneceu nesta posição até o final da 2ª Guerra.
Depois da reorganização, o complexo sistema policial do regime nazista estava pronto para começar as atrocidades contra os povos invadidos e conquistados. A convocação dos "Esquadrões da Morte" (vide detalhes aqui) vieram provar que todo este processo fazia parte dos estágios iniciais da "Solução Final" para o problema judeu, protocolado em jan./1942 em uma conferência em Wanssee, no sudoeste de Berlim, com a presença de quinze altos oficiais e juízes nazistas que decidiram pela "expulsão" de onze milhões de judeus dos territórios ocupados pelo povo alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário