domingo, 1 de abril de 2012

BERGHOF (a casa de campo de Hitler)

Em 1916 um banqueiro alemão chamado Otto Winter construiu uma modesta casa de campo com poucos aposentos e resolveu chamá-la com o sobrenome de solteira de sua esposa. Aí nascia a Wachenfeldhaus (casa de campo Wachen). Situava-se nas montanhas de Obersalzberg, nos alpes bávaros, próximo a pequena vila de Berchtesgaden, na fronteira austríaca.
Ao deixar a prisão de Landsberg, após o fracassado golpe de estado (putsch) de Munique, Hitler alugou uma pequena casa de madeira a fim de dedicar-se ao segundo volume de seu livro Mein Kampf. Esta casinha situava-se nas montanhas de Obersalzberg.
Em 1927, através de sua meia-irmã, Angela Raubal, Hitler alugou a casa da viúva de Otto Winter, a Wachenfeldhaus, 500 metros acima de seu casebre de madeira, assegurando o direito de comprá-la em jun./1932 com os recursos advindos da venda de seu famoso livro, que se tornou uma espécie de "bíblia sagrada" aos adeptos do nacional-socialismo.
Após sua indicação como chanceler da Alemanha, em jan./1933, o ditador contratou um renomado arquiteto para reformar a casa. Esta reforma tratou de acrescentar um jardim de inverno frontal, um amplo terraço por cima de uma garagem e uma construção anexa na parte leste da residência.
Entre 1935/36 uma reforma ainda maior, supervisionada pelo mesmo arquiteto, ampliou a residência de maneira considerável, acrescentando uma nova construção de dois andares na parte oeste e alongando o terraço, o que tornou todo o aspecto numa obra imponente e moderna com excelente vista panorâmica para as montanhas adiante, resultando no que ficou conhecido como Berghof.
Finalmente em 1939 uma terceira e última reforma foi executada também na parte oeste da residência que foi estendida para atender os aposentos do pessoal de apoio. Uma nova pista de carros também foi acrescentada para facilitar o acesso direto.
Logo uma grande quantidade de prédios e residências foi sendo construída ao redor do Berghof, transformando a área num imenso complexo, composto de hotéis, casas de políticos famosos (Bormann, Keitel, Göring e Speer), casa para hóspedes ilustres, instalações militares, sistemas de bunkers, escolas, casas de chá, pontos turísticos, fazenda modelo, etc.
Em 25/04/1945 o complexo de Obersalzberg foi bombardeado pelos pesados aviões da RAF transformando o local em ruínas. Sete anos mais tarde o governo da Baviera mandou dinamitar o que sobrou do Berghof para que o local não se transformasse em santuário de neonazistas.


Sugerimos ao caro visitante, a fim de obter maiores detalhes do Berghof, checar as fotos de outra postagem deste blog aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário