quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

INSÍGNIA DA JUVENTUDE HITLERISTA (Hitler Jugend Abzeichen)


Não se trata de uma condecoração e sim uma forma de identificar um membro da Juventude Hitlerista (HJ). Não se conhece a data da instituição (provavelmente entre 1922 e 1924) e seu modelo é semelhante as fotos apresentadas, embora sem o contorno em ouro.
Em jun./1934, foi instituída uma nova classe, em ouro (Goldenes Hitler Jugend Ehrenabzeichen - foto à esquerda), esta sim como forma de condecorar os membros da HJ ingressos antes de out./1932 por completar cinco anos nas organizações juvenis nazistas ou por serviços excepcionais.
Em 1935 (desconhece-se o mês) outra classe foi introduzida, ouro com folhas de carvalho (foto à direita) para indivíduos que superaram o mérito daqueles agraciados com a classe em ouro, embora não houvesse pré-requisito entre ambas.
Seu uso, nos uniformes dos militares, era sobre o bolso superior esquerdo, ao lado das demais condecorações, se fosse o caso. Os civis a usavam preso à lapela do casaco. A insígnia padrão, de todos os membros da HJ, era usada da mesma forma que os militares.
É desconhecido o número de condecorados com a classe em ouro e aproximadamente 250 pessoas tenham recebido a classe com folhas de carvalho.
Em mai./1942 uma classe especial, em ouro, folhas de carvalho, cravejada com diamantes e rubis foi criada exclusivamente para agraciar o ex-líder das HJ, Baldur von Schirach.

documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário