quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CRUZ GERMÂNICA (Deutsche Kreuz - DK)


Medalha instituída em set./1941 com o objetivo de reconhecer o mérito dos militares por ações além do dever ou bravura diante do inimigo, que já possuíssem a Cruz de Ferro 1939 1ª Classe, mas que ainda não tinham desempenho suficiente para garantir a Cruz de Cavaleiro. Na prática nem sempre o segundo pré-requisito foi observado, pois são conhecidos diversos casos de homens que foram condecorados com a Cruz Germânica em ouro depois de terem recebido a Cruz de Cavaleiro.
Duas classes desta condecoração foram criadas: em ouro (foto à direita) e em prata (à esquerda). Esta última tinha um pré-requisito menos rigoroso. Para recebê-la bastava que o agraciado já tivesse sido condecorado com a Cruz de Mérito de Guerra 1ª Classe.
Esta bela medalha deveria ser usada em qualquer ocasião, nas duas classes, presa ao bolso direito superior do uniforme por um gancho afixado ao verso. Era comum encontrar um militar que usava constantemente uma réplica ou uma versão em tecido costurada ao uniforme a fim de preservar a original.
Assim como outras condecorações da época, no momento da entrega, a medalha vinha acondicionada num fino estojo de veludo com um certificado assinado (vide foto abaixo) pelo superior de quem a recebia.
Foram distribuídas 24.190 cruzes em ouro e 1.114 cruzes em prata. Apenas 14 casos ocorreram de um mesmo homem ter recebido ambas as classes, já que não havia pré-requisito entre elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário