terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CRUZ DA ORDEM POUR LE MÉRITE


Instituída em jun./1740 pelo rei da Prússia, Friedrich II, o Grande. Em mar./1813 foi criada uma classe maior desta condecoração, a Pour le Mérite com Folhas de Carvalho, cujo desenho era o mesmo apenas acrescentando três folhas de carvalho parcialmente sobrepostas junto à argola que a mantinha suspensa pela fita (vide foto ao final). Sua indicação durante a 1ª Grande Guerra era exclusiva aos oficiais generais que executaram atos repetidos de bravura em ação e já possuíssem a Cruz de Ferro 1914 1ª Classe, muito embora no decorrer da guerra outros oficiais foram agraciados. Seu uso era ao redor do pescoço (vide foto à direita). Só fazia jus a Folhas de Carvalho quem já possuísse a classe padrão.
Foram premiados 122 militares com a classe Folhas de Carvalho e 687 com a classe padrão. Trata-se da mais alta condecoração alemã até o final da 1ª Guerra.
O nome em francês decorre do fato de ser este idioma o mais comumente usado na corte real prussiana daquela época. Ficou mais conhecida durante o conflito pelo nome de Blue Max (Blauer Max).
Com a derrota alemã e a abdicação do Kaiser, esta honraria foi abolida, embora os militares que a tivessem recebido continuaram a usá-la da mesma forma que as Cruzes de Ferro 1914, inclusive durante a 2ª Guerra Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário